@e.de.repente.sou.mae

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cuidados especiais no inverno com os bebês





A temperatura vai caindo e se vestir, sair, tomar banho e outras atividades corriqueiras vão ficando mais complicadas, e para as crianças o frio traz ainda mais problemas! 
O corpo das crianças é mais sensível e as defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é fundamental para a saúde das crianças no inverno, principalmente os bebês.
Gripes, resfriados e pele ressecada são os principais problemas que as crianças enfrentam nas épocas de frio. Os recém-nascidos correm um grande risco de ter hipotermia, é muito importante ficar alerta para a temperatura do corpo das crianças no inverno, mas não exagere demais nas roupas. 
Para saber um pouco mais veja as dicas de cuidados com bebê no inverno.



Lábios: Os bebês babam muito, isso é normal mais no processo de enxuga e seca, os lábios podem ressecar, e mesmos as crianças maiores isso também pode acontecer simplesmente devido à temperatura baixa.  A melhor solução para o problema é passar protetor labial para manter os lábios hidratados.

Pele: É comum no inverno os bebês e crianças pequenas ficarem com a pele, principalmente do rosto, mais grossa e ressecada. Isso acontece devido ao contato direto da pele com o ar gelado e seco, provocando desidratação cutânea nos pequenos. A solução para a pele ressecada do bebê é não exagerar na temperatura da água do banho, usar sabonete e shampoo sem álcool e passar creme hidratante no rostinho do bebê cerca de 2 minutos após o banho.
Ah e sempre se lembrar do protetor solar, por que mesmo estando no inverno é de grande importância proteger a pele do baby com o protetor solar.

Banho: Nada de banhos demorados e com água muito quente, se você tem o costume de da o banho na criança a noite pode repensar um pouco nessa idéia por que nessa época os bebês tendem a ficar gripadinhos e a chance de pegar um resfriado com um banho a noite na época de inverno é bem maior. E uma dica antes de começar o banho, deixe o chuveiro ligado para vaporizar o ambiente e evitar o choque térmico entre a água e a pele do bebê. Isto traz uma sensação mais agradável para a criança.

Roupas: Logo que o frio chega a primeira coisa que pensamos é em agasalhar os bebês, mais devemos ter um cuidado pra não agasalhar demais. A  melhor opção é vestir o bebê em camadas, você pode colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Opte por aquelas de algodão, pois a lã pode dar alergia e ressecar a pele, e o náilon não é adequado para baixas temperaturas. Como os bebês perdem muito calor nas extremidades, mãos, pés e no couro do cabelo, ao sair, coloquem na criança luvas, meias e gorro.  E na hora de dormir nada de cobrir os bebes com a coberta muito grossa e grande, prefira sempre deixar o bebê bem agasalhado com roupas adequadas para que não sinta frio. Uma opção é usar os sacos para dormir que sempre são quentinhos e seguros.
Uma dica é forrar a cama do bebê com uma coberta bem quentinha antes de dormir mais atenção para deixar as laterais seguras e presas nas laterais do berço ou em baixo do colchão para não correr o risco o bebe se embolar ao meio da coberta, ou você pode fazer esse processo em baixo do lençol de elástico isso por que o elástico não deixa as laterais da coberta se soltar pra mais segurança.

Saídas: O ideal é evitar lugares fechados e com muitas pessoas aglomeradas, sempre levar um casaco uma touca na bolsa para caso ser necessário. Passeios antes das 10h e depois das 17h não são bons, pois nesses períodos do dia as temperaturas estão mais baixas, com mais vento. Evite, também, sair com a criança após o banho. 

Quarto: O quarto do bebê deve ser arejado todos os dias, mesmo nos mais frio. Evite ter muitos pelúcias e brinquedos no quarto, deixe apenas o essencial para evitar a acumulação de pó e ácaros, potenciadores de alergias respiratórias. Se o bebê está constipado, com dificuldade em respirar ou alimentar-se, pode usar um umidificador, com as devidas precauções e cuidados.

Hidratação: AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA até os seis meses, e aí com o inicio da diversificação alimentar  o bebê precisa de água entre as refeições para manter hidratado.

NARIZ LIMPO PARA PREVENIR ALERGIAS E INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS
Manter o nariz do bebê bem limpo e desobstruído é fundamental para prevenir infecções respiratórias e crises de alergia. Os bebês menores quase só respiram pelo nariz, por isso, quando este fica obstruído têm dificuldade em respirar. O nariz é uma porta de entrada para agentes infecciosas, poluição, fungos, pólen e outras partículas que andam no ar e que podem provocar alergias, infecções e constipações. Quando o clima está mais seco, aconselham-se a limpar o nariz dos bebês todos os dias com soro fisiológico, sempre que necessário, para evitar a formação de crostas e a desidratação das fossas nasais.

É importante sempre ficar de olho na temperatura da criança, que deve estar entre 36,5 e 37,2 graus. 
Se o bebê começar a transpirar ou se mostrar irritado sem motivo, por exemplo, pode ser que esteja com calor, nesses casos, retire uma camada das roupas.


Beijos - Poliane Santos 
(Mãe da Laura)

0 comentários:

Postar um comentário

Sidebar Topo