@e.de.repente.sou.mae

domingo, 23 de abril de 2017

Introdução Alimentar

Oi pessoal, hoje vamos falar sobre Introdução Alimentar!


Não tem como não falar de alimentação sem falar da importância da AMAMENTAÇÃO, e Laura amamentou até os 6 meses exclusivamente e por livre demanda no seio.

Quando agente foi no pediatra para receber instruções de como é que  agente ia fazer a introdução alimentar da Laura, ele mim falou uma coisa que eu achei bem interessante e obvio que tem total fundamento, ele explicou que os bebês que se alimentam de leite materno, quando chega essa fase, eles se adapta mais rapidamente aos sabores do que bebês que foram alimentados com a formula, o bebê que toma a formula ele ta acostumado ao mesmo sabor, o sabor da formula, quando bebê é alimentado com o leite materno  ele já tem experiências com sabores diferentes, por que o sabor do leite materno ele diretamente influenciado pela alimentação da mãe, então de acordo com a alimentação da mãe, um dia o leite fica mais doce, outro dia mais amargo ou até um pouco azedo, isso por que tudo que a mãe ingere é diluído no leite, então o bebê que é alimentado com o leite materno já está acostumado em questão de paladar a alteração dos sabores, deferente do bebê que é alimentado com a formula. Por isso quando chega nessa fase de introduzir os primeiros alimentos, o bebê alimentado com leite materno  tem uma certa familiaridade, então o processo PODE ser mais fácil.  

Outra coisa importante e que muitas pessoas me perguntavam.

QUAL O MÉTODO QUE EU ESCOLHI PARA FAZER A INTRODUÇÃO ALIMENTAR DA LAURA? SE ERA A PAPINHA OU SE ERA O “BLW”?

 Se você não sabe o que é o método BLW pesquisa no Google, tem muitos artigos que falam mais profundamente a respeito desse método.  Mais em poucas palavras é um desmame guiado pelo próprio bebê, que você oferece o alimento em pedaços e ele pega com mão, cheira, amassa, esfrega no rosto até que coloque na boca, é um método amplo de percepção do bebê de experiência. Diferente da papinha que você oferece o alimento na colher direto pra boquinha do bebê, aí ele não tem contato manual, muitas das vezes não sente o cheiro e nem a textura ‘original’ dos alimentos. Essa é a diferença básica de uma maneira grosseira a respeito dos dois métodos.

E eu escolhi os dois, por que o objetivo nesse momento é o bebê se alimentar bem, e essa sempre foi a minha preocupação. As refeições principais o almoço e a janta (primeiro o almoço e depois de liberada pelo pediatra a janta) eu sempre ofereci em forma de papinha, mais nunca batida no liquidificador, ou mesmo qualquer outra coisa parecida, somente cozida e muito bem cozinha e simplesmente amassava com o garfo e a papinha esta pronta para o bebê.  

Agora as frutas, que são os lanches, sempre cortadas (ou raladas)  e oferecidas inaturas e eles tem a experiência sensorial. Nas primeiras papinhas você pode ajudar o bebê, e sempre de olho para não colocar quantidade maior do que consegue comer. IMPORTANTE não existe um método melhor da que o outro, a melhor maneira de você lidar com seu filho é aquela que mais adapta a sua rotina familiar.

Por falar em rotina, quando começamos nesse período alimentar é fundamental criar uma rotina, é importante ter os horários certinhos para o bebê comer. Não é necessário colocar um reloginho no bebê, simplesmente basear um horário para cada refeição de acordo com necessidades da criança.  Importante falar também sobre o ambiente da alimentação e junto o ritual, aqui em casa o caldeirão o mesmo de cadeirinha de alimentação da Laura sempre fica na cozinha, e a cadeirinha faz parte desse ritual! 
Quando eu pego a Laura, levo pra cozinha e coloca na cadeirinha, ela já sabe que chegou a hora de comer, pego o prato converso contando pra ela que chegou o momento do almoço, da jantar ou do lanche, coloco babador, e isso tudo faz com que o bebê entenda que é hora de comer. 

Outra coisa a estimulação, na maioria das vezes quando nos adultos comemos perto de qualquer criança, QUAL SERÁ A REAÇÃO DELA? Vai ficar de olho em você comendo, vai pedir dependendo da idade da criança, isso por que crianças gostam imitar adultos, em tudo e desde bem pequenos, então é importante a mãe ou o pai ou quem estiver oferecendo o alimento, também comer! Mesmo que seja pouco, mais vai ajudar estimular o bebê para aceitar a comer.


Fonte:http://www.maternidadecolorida.com.br/

Agora vamos falar sobre como é feito as refeições da Laura!

Os legumes e as verduras, são cozidos juntos na água normal sem SAL , isso por que o paladar da criança é limpo é o nosso que é viciado, mais uso temperos naturais como o alho e a cebola, ah e óleo também não nem mesmo o azeite.  
Depois de preparados é hora de amassa-los com o garfo separadamente, é isso mesmo, nada de juntar todos e amassa-los juntos e fazer aquela mistura, sempre amassar separados para a criança ter conhecimento do sabor de cada coisa.

Papinha industrializada nunca dei para Laura e nem pretendo oferecer pra ela.
Nunca congelei refeições pra Laura, sempre feitas na hora, às vezes de uma refeição para a outra eu deixo mais congelar para semanas, ou dias... NÃO
Nada contra quem faz mais como eu tenho disponibilidade de sempre fazer e oferecer quentinho na hora, então sempre faço.

Vocês devem ta se perguntando, E A ÁGUA E O SUCO?

Então, ofereça muita água e sucos, eu sempre preferir oferecer a fruta ao invés do suco, e a água ofereça sempre que lembrar.

No inicio é bem complicado por que o bebê não ta acostumado com texturas, não ta acostumado com temperatura do alimento, se ta quente ou ta gelado. Tudo isso para o bebê  é novidade, então é normal que você tenha dificuldade pra lidar com isso. O que acontece com todos os bebês nessa fase.

Então é isso pessoal eu realmente espero que vocês gostem, esse é um assunto bem complexo então falaremos mais sobre esse tema.

Esse é um post baseado na minha experiência como mãe, e com tudo que aprendi estudando e pesquisando sobre assunto. Inclusive quero indicar um blog onde eu encontrei muito sobre o assunto.


Beijos... Poliane Santos 






Um comentário:

  1. Essa está sendo a fase de mais pesquisas e dúvidas! Medo de oferecer algo errado pra minha pequena! É claro doces nem pensar! Grande beijo e obrigada pelas dicas!😘

    ResponderExcluir

Sidebar Topo