@e.de.repente.sou.mae

terça-feira, 4 de abril de 2017

CHUPETA: Vilã ou Aliada ?

Mamães vocês acham que a CHUPETA é uma aliada ou uma vilã na sua vida?

Pois é esse assunto que vamos conversar hoje.


Comprei CHUPETA para a Laura antes mesmo de ela nascer, esse já é o primeiro erro que muitas mães fazem, e sabe por quê? Só depois de um bom tempo da Laura usando chupeta aprendi isso, antes de comprar nós mães devemos conhecer quais são as desvantagens e as vantagens do uso, e principalmente devemos estudar quando der a chupeta e quando tirar a chupeta do bebê.
 Aí sim, você já tem consciência do que vai fazer dali pra frente.
Sempre pensei que Laura não iria usar, comprei por comprar, se caso necessitasse ela já estaria ali. Laura nasceu muito calma, quase não chorava e dormia bem a noite o que me levou a pensar que não seria necessário a chupeta. 
Em uma noite dos seus primeiros dias de vida, Laura resolve passar a noite em claro! Ela não chorava mais não dormia ficava ali de olho abertinho prestando atenção em tudo, e a mamãe ali morta de cansada, louca pra dormir.
O que vem na minha mente?
Vamos testar a chupeta pra ver se ela dormi? Lá vou eu pela primeira vez da à chupeta para a Laura.
 Ela pegou? SIM
Ela dormiu? Sim
Resultado, mamãe muito FELIZ!
O bebê tem a necessidade de sugar, e isso realmente o acalma o que ajudou com que Laura dormisse tão facilmente nessa noite, procurei conhecer um pouco mais sobre o uso da chupeta e decidi que SIM iria oferecer à chupeta pra Laura mais seria depois de 1 mês de vida, isso por que? O bebê precisa desse tempo para aprender a amamentar, ter uma boa pega e mama corretamente, sem que a chupeta interfira.
 Esperei completar 1 mês e aos poucos fui dando a chupeta pra Laura e ela pegou facilmente, e lógico isso mim ajudou muito em varias situações, mais ou mesmo tempo eu sabia que ia chegar um momento que eu teria que tirar a chupeta e o meu medo maior era a reação da Laura. Com essa minha decisão informei ao pediatra na consulta ele recomendou várias coisas, entre elas, o formato do bico da chupeta deve ser ortodôntico, isso por quê ele tem um formato parecido com o bico do peito o deixa a ser o mais indicado.
Outra recomendação foi que tirasse o habito do bebê dormir com a chupeta a noite toda, e que quando completasse 6 messes de vida, retirasse a chupeta da frente do bebê, oferecendo somente quando necessário que no meu caso era pra dormir e pra acalmar quando Laura estivesse agitada por algum motivo.
E assim foi feito quando Laura completou 6 meses, lógico ela sentiu falta mais não se incomodou em deixar aquela chupeta de lado até por que eu realmente escondia, assim que ela acordava eu tirava e logo escondia, só quando fosse dormir que voltaria a ver e pegar a chupeta.
Assim é até hoje, Laura com um ano e três meses!
Chupeta? Só na hora de dormir.
Chorou? Procuramos outras formas de acalma-la e jamais pensar na chupeta, ao não ser que seja um caso extraordinário.
Esse foi o método que eu escolhi pra usar a chupeta com minha filha, e cheguei ao meu propósito, Laura não chupou dedo! Isso era algo que eu não queria que acontecesse e a chupeta de uma forma ou outra evitou. Ah e lógico foi a minha amiga em varias noites e dias cansativos. Mais ou mesmo tempo não queria que o uso da chupeta interferisse no desenvolvimento de Laura, por isso diminuir o período de uso quando completou seis meses.



E quando eu realmente vou tirar chupeta definitivamente da vida da minha filha? 
Não me preocupo com isso agora até por que como já falei Laura usa somente para pegar no sono, mais pretendo começar a tirar esse hábito quando elas tiver com 2 anos.
Gostaria de falar também sobre a importância de esterizar a chupeta, e pra isso não precisa de muito, apenas uma panela que seja usada somente para a esterização e colocar o bico (e o porta bico se usar também), na panela com água filtrada e deixar ferver por 5 minutos e pronto, fazer isso pelo menos no intervalo de 2 dias.
Algo também importante de ser falado é a validade da chupeta, muitas mães compra a chupeta e pronto ali vai anos, é recomendado pelos pediatras e especialistas fazer a troca de chupetas de 3 a 4 meses. Isso vem informando no rótulo da embalagem da chupeta, e também vem indicando a idade da criança que é indicada, então não sai comprando qualquer chupeta.

A chupeta NÃO é uma aliada na sua vida, mais no uso deve ser usada no mínimo possível colocando sempre em primeiro lugar a vida saudável do seu filho. 





Beijos  Beijos -Poliane Santos

@e.de.repente.sou.mae 

Um comentário:

  1. Também comprei chupeta pra Júlia já na bolsa maternidade,porém,ela detestou sempre que tentei cospia e fazia cara feia! Então decidi que não mais iria insistir.As vezes sinto falta por que ela faz o bico di peito de chupeta,mas não ofereço mais! Pra mim ela é apenas coadjuvante! Rsrs

    ResponderExcluir

Sidebar Topo